Ignorar as redes sociais na divulgação online é um dos piores erros a ser cometido por qualquer empreendedor. Diversos motivos fazem com que este seja, hoje, um dos meios de comunicação mais populares e influentes. Por conta disso, não estar presente nelas pode levar um negócio ao esquecimento.
Além de todas as suas vantagens comunicacionais, o custo zero na manutenção é um dos principais benefícios das redes sociais na divulgação do seu negócio. Assim, uma empresa pode economizar em propagandas para outras mídias, como o jornal e a televisão.
Principalmente quando nos referimos à grandes empresas, é recomendado um setor inteiramente direcionado ao gerenciamento das redes sociais e profissionais capacitados em áreas da comunicação social para trabalhar como social media.
Mas já é fato que algumas empresas de médio e pequeno porte também trabalham assim. Para saber mais como as redes sociais podem ajudar na divulgação do seu negócio, acompanhe as informações fornecida neste artigo!
Como fazer o planejamento de conteúdos nas redes sociais?
Assista o vídeo abaixo com consultor de Marketing Digital Matheus Anjos, que explica melhor como funciona e a vantagens de se planejar os conteúdos de forma programada.
Como fazer uso das redes sociais no marketing digital?
Uma das principais orientações para uma boa publicidade online é fazer com que a empresa seja encontrada em todas as redes sociais. Porém, não adianta criar perfis em todas as redes sociais e não ser presente nelas.
Isso causará o efeito contrário, quase de desleixo. E as pessoas que realmente utilizam a rede social saberão que sua empresa não “se importa” em estar presente. Portanto, se você não tem como estar presente em todas as redes, esteja apenas nas principais.
São elas, o Facebook e o Instagram, que possuem ferramentas e capacidades indispensáveis para uma organização. Veja:
- Facebook: O Facebook é a rede social mais utilizada no mundo. E, no Brasil, é a 5 com maior número de usuários ativos. O investimento de muitas empresas no uso do facebook para o marketing digital também está em constante crescimento.
Um canal de comunicação aberta e informal pode possibilitar maior aproximação com os clientes e gerar mais clientes em potencial. Além de que a própria plataforma oferece espaço para que as empresas consigam alcançar um maior número de pessoas. Veja seus principais recursos:
- Criação de página para negócios.
- Fácil comunicação com os clientes.
- Promoção e divulgação.
- Análise de desenvolvimento.
- Instagram: Veja quais são os principais recursos do Instagram e como estes podem ajudar na publicidade online.
- Publicação de fotos: É possível criar um verdadeiro catálogo de seus produtos e serviços para que milhares de pessoas tenham acesso.
- Vídeos: Para promover melhor a sua marca, o Instagram também oferece opções para que você poste pequenos vídeos (Perfeitos para publicidade).
- Hashtags: O uso das hashtags é perfeito para o maior alcance dos seus produtos. Sempre que é adicionada uma hashtag relacionada com o que sua empresa oferece, mais pessoas terão acesso.
- Maior alcance: Além das hashtag, o Instagram, assim como o Facebook, oferece opções de investimento para impulsionar o conteúdo.
- Regularidade: Após estar presente nas principais redes sociais, você deverá manter uma regularidade nos conteúdos para ter uma média de acessos diários. Trabalhar com metas também pode ser crucial para o crescimento da publicidade online de uma empresa.
Procure conhecer e aproveitar as várias ferramentas de divulgação que uma rede social oferece e, referente a regularidade, esta garantirá que sua empresa não seja “esquecida” por seus clientes em potencial.
É importante que você também estude as estratégias do marketing digital de seus concorrentes e estude os que dão mais resultados. Se seu público é o mesmo, consequentemente o perfil da estratégia poderá ser utilizado por você também.
Quais são os tipos de marketing viral?
Existem algumas formas de colocar o marketing viral em prática para que sua empresa cresça virtualmente. Acompanhe!
- Repasse orgânico: O repasse orgânico acontece quando as pessoas repassam o conteúdo criado e apresentado pelo perfil da sua empresa. Geralmente as ações de marketing e funcionam utilizam de artifícios de humor, relevância e emotivos.
É uma das principais formas de marketing digital utilizada nas redes sociais e a principal plataforma é o próprio Facebook.
- Incentivado: O marketing viral pode ser, também, incentivado. A principal estratégia é utilizar uma promoção ou sorteio em que, o requisito para participar seja marcar amigos ou compartilhar.
Por que é importante investir em marketing digital nas redes sociais?
O principal motivo para o investimento nas redes sociais está relacionado, é claro, ao aumento no número de alcance conseguido com um conteúdo ou campanha. Assim, deve-se avaliar se o alcance está sendo conseguido de forma orgânica ou incentivada.
A outra segunda razão é a redução de custos que o marketing com redes sociais proporciona para a publicidade de um negócio. Conseguir um bom alcance e ter resultados financeiros com isso pagando pouco (ou nada) já é motivo o suficiente para estar presente nas redes sociais.
Espero que as informações tenham sido uteis e tirado todas as suas dúvidas sobre o marketing nas redes sociais. Não deixe de nos acompanhar para não perder nenhum conteúdo!